sexta-feira, 7 de agosto de 2009

QUANDO O PROBLEMA É A ACNE

É verdade que acne e maquiagem não combinam! Por mais que inventem uma base skincare ou um corretivo apropriado, acabamos usando algum outro produto que piora a situação (porque normalmente são melhores ou gostamos mais).

Só que sair de cara lavada com aquela aberraçao no rosto não dá! Então o caminho é prevenir e prestar atenção aos primeiros sinais que elas dão antes de ficarem horrendas. E para isso você tem mesmo que cuidar da pele todo dia! Depois vira rotina, você se acostuma e tira de letra.

Mas se o seu rosto está igual um chokito, corra pra dermato (procure uma que seja cosmetóloga também), só ela pode, e tem real conhecimento, para te receitar um tratamento que deverá ser de medicamentos e/ou ácidos. Fazer peeling em consultório é muito bom, mas normalmente sai caro. Se o seu orçamento está apertado, seja franca e pergunte se ela pode te receitar um ácido para usar em casa (amo as soluções hidroalcoólicas com um ácido e um clareador - é bom até pra quem não tem espinha!). Só NUNCA esqueça do filtro solar (oil free!!!), o meu preferido é o da Dermage - Senskin com FPS 30 (R$ 71,00). É caro, mas dura tanto (tem 130 ml) que até passa da validade e olha que eu uso na praia e até no meu marido! A Valmari também tem um no mesmo estilo e é um pouco mais barato: Emulsão FPS-38 .
Quando eu faço peeling minha pele descama muito e para disfarçar a situação eu uso uma base da Valmari chamada Hidra Cor com FPS 15, ela só tem 3 cores: light, natural e tonalizante. A tonalizante cai muito bem, ela parece muito escura e grossa, mas tem um truque para usá-la. Vá aplicando aos poucos, espalhando com suaves batidinhas e como ela é meio grossa cobre bem as imperfeições e descamações. E você ainda cria uma barreira solar química e física! Se a sua pele estiver descamando ou ficando seca demais? Use um hidratante super leve, tipo o Hidrafil loção cremosa da Stiefel. A dermato deverá te receitar também um sabonete líquido e às vezes um tônico adstringente. Enquanto estiver usando o ácido não mude esses produtos sem falar com ela . Existem substâncias que não combinam com alguns ácidos. Um excelente sabonete líquido para quando se está usando ácido é o Cetaphil loção de limpeza da Galderma, super suave e limpa sem agredir a pele sensível.


Se sua acne aparece exporádicamente ou não forma inflamações enormes, comece previnindo:

- Limpeza de pele: a cada 1 ou 2 meses é sagrado. Só ela remove de verdade aqueles cravos (blackhead) que deixam a pele escura, sem aquela iluminação, e áspera... Urgh!!! Eu os odeio!

- Higiene diária: sabonete líquido para pele com acne. Adoro o Adult Acne Skin da Valmari (com ácido salicílico) e o Biosource Foaming Invigorating Cleansing Water da Biotherm (é uma espuma delicada, mas eficiente), mas tem o tradicional Cetafil da Galderma, o Clearskin gel de limpeza antibacteriano da Avon (bom e barato!) e muitos outros...

- Esfoliação: pode ser com creme esfoliante (esfoliação física). Faça 1 ou 2 vezes na semana, nunca todo dia, porque assim você acaba estimulando as glândulas sebáceas. Também não esfregue com força, nem por muito tempo em cima da acne, isso poderá romper a lesão e aí, é bactéria por toda a pele! Uso o Clearskin creme e grânulos de limpeza facial da Avon e o Sabonete cremoso peeling para peles oleosas da Valmari, este é bem mais suave. A outra opção é a esfoliação química (com ácido), tem o Diacnéal da Avène (com ácido glicólico), Retin-A (com ácido retinóico), Glyquin XM (com ácido glicólico e hidroquinona)... Vários, mas eu ainda prefiro as fórmulas receitadas pelas dermatos, pois são feitas na medida para a sua pele e normalmente saem beeem mais barato. Atenção: no dia da esfoliação é super importante usar filtro solar e se estiver usando ácido tem que usar direto, até de noite!

- Tonificar: o mais indicado é um tônico-adstringente, ele é só um complemento que você usa depois de lavar a pele. Não se deve usá-los sozinho e sim complementando depois com o hidratante. Um clássico que as dermatos receitam é a Loção Beatriz (ótimo para desinflamar e cicatrizar acnes) e outro que eu amooo é o Tonique Pure focus da Lancôme (produz um efeito matte - opaco).
A melhor forma que eu encontrei para aplicar o tônico foi envolvendo um balão com fundo redondo que eu tenho (veja a foto dele parar entender o que é) com uma gaze com o tônico. Assim eu ativo a circulação, diminuo o inchaço da lesão e ainda fecho os poros :D Quando meus olhos também estão inchados, eu troco a gaze por outra com soro fisiológico e faço um compressinha no local. Dá para substituir o balão por uma pedrinha de gelo.

- Cuidar: se uma acne estiver começando a surgir, passe no local uma loção secativa, depois hidratante para pele oleosa ou mista e o filtro. A loção secativa que eu mais gostei foi a loção secativa (com ácido lactobiônico) da Adcos.

- Hidratar: a pele oleosa também precisa ser hidratada. Se você fizer com que sua pele fique seca e parar por aí as suas glândulas sebáceas vão responder produzindo mais óleo pra compensar. Para evitar isso é só usar um hidratante para pele oleosa.

- Proteger: É a hora do filtro solar. Muitos hidratantes têm filtro, mas atenção: para quem está com acne o FPS 15 (que é o mais comum) é baixo! Use, pelo menos, um com 20 e se estiver usando algum ácido para secá-la passe um com 30. Melhor isso do que ganhar manchas na pele.
Detalhe: deve-se repassar o filtro ao longo do dia... Mas quem faz isso? Imagina depois ter que refazer toda a maquiagem!

-Cuidados Extras: toda vez que eu noto que a minha pele está mais oleosa, tem um carocinho brotando, um pontinho dolorido ou quando estou no período pré-menstrual passo uma máscara com princípios anti-inflamatório e cicatrizante para secar a acne antes que ela piore. Ela deve ser usada 1 vez por semana e passe um produto secativo só na lesão à noite. Cuidado para não ressecá-la demais para não esfolar a pele da acne. Eu usava uma máscara para secar espinhas da Avon, mas acho que pararam de fabricá-la, então substitui pela Purifying Mud Mask (para peles oleosas) da Ahava. Em dias especiais, uso aqueles patchs ou máscaras removedora de cravos. A máscara é a da Avon e os patchs eu compro nos sites internacionais, porque aqui é absurdamente caro, principalmente porque é um produto que age superficialmente!

Comprei há uns dias atrás uns produtinhos (muitos para esconder e limpar poros!) na sasa.com vamos ver quando chegar se são bons... Ai, que ansiedade!!!

2 comentários:

 
GIRLS MUST HAVE por Sol Caminos